Os Hidratos de Carbono são uma fonte essencial de energia. Quem pratica atividade física e quem é atleta, precisa de aumentar o consumo.
Os Hidratos de Carbono são essenciais para a nossa alimentação. Sem Hidratos de Carbono suficientes, o organismo recorre à proteína para obter energia. Os Hidratos de Carbono deixam que a proteína passe a fazer o seu trabalho!
Os Hidratos de Carbono:
- São os macronutrientes necessários em maior quantidade;
- Fornecem a principal fonte de energia do organismo;
- São necessários ao funcionamento adequado do sistema nervoso central, dos rins e do cérebro, através do fornecimento de glucose;
- Auxiliam o bom funcionamento da estrutura muscular – incluindo o coração;
Existem dois tipos de Hidratos de Carbono:
Hidratos de carbono simples
Os hidratos de carbono mais simples são açúcares como a glucose, sacarose (açúcar de mesa) e lactose (açúcar do leite). Os alimentos com elevado teor de açúcar simples são, normalmente, alimentos refinados, contendo geralmente quantidades menores de vitaminas e minerais essenciais.
São digeridos e absorvidos mais depressa, fornecendo ao organismo energia instantânea.
No entanto, isto pode provocar um pico e uma quebra de açúcar no sangue, o que pode causar apetite mais rapidamente do que quando se ingere fibra ou hidratos de carbono complexos.
Fontes alimentares de hidratos de carbono simples: algumas frutas e legumes, sumo de fruta, iogurte, mel, bolos, biscoitos, açúcar de mesa, bebidas sem álcool e doces.
Hidratos de carbono complexos
Os hidratos de carbono complexos, como os amidos, são digeridos mais lentamente do que os açúcares simples. Os hidratos de carbono complexos são compostos por uma série de diferentes unidades de hidratos de carbono simples interligadas. São decompostos em açúcares simples, durante o processo digestivo; o tempo que esta decomposição demora leva o organismo a digerir e a absorver este tipo de hidratos de uma forma muito mais lenta.
Fontes alimentares de hidratos de carbono complexos: legumes, leguminosas, pão, cereais e massa integrais.
Pensem nos Hidratos de Carbono como o combustível para o carro. Sem combustível, o carro não trabalha.
Sem eles, o corpo não tem o combustível necessário para assegurar as atividades físicas e mentais diárias nem energia. Se fizer exercício físico vai precisar de mais hidratos de carbono do que quando não pratica nada.
Procure evitar ou limitar - alimentos com elevado teor de açúcar refinado, como os doces e as bebidas sem álcool. Os produtos de pastelaria e os bolos são ricos em gordura e em açúcares, podendo assim ser densos em energia (calorias).
Os seguintes alimentos têm hidratos de Carbono:
- Fruta
- Legumes
- Sementes
- Ervilhas, feijões e lentilhas
- Pão, cereais e massa integral
- Mel
- Xarope de ácer
Por exemplo, uma dose de fruta ou legumes pode ir de 35-70 calorias. Mas uma quantidade semelhante de cereais refinados, tem muito mais calorias. Uma dose de arroz branco tem cerca de 200 calorias. Portanto a fruta e os legumes têm “menos calorias por dentada”.
Na Herbalife, aconselhamos a que 40% da nossa ingestão calórica, seja proveniente de Hidratos de Carbono.
Na Herbalife, aconselhamos a que 40% da nossa ingestão calórica, seja proveniente de Hidratos de Carbono.
Sem comentários:
Enviar um comentário