Agora vamos falar de gorduras, também denominadas: lípidos.
As gorduras que ingerimos atuam como uma espécie de bateria interna – e são uma fonte de energia para o corpo.
As gorduras são compostas por ácidos gordos. Alguns ácidos gordos são essenciais ao nosso bem-estar, como por exemplo o ómega 3 (óleos de peixe) e ómega 6 (óleos vegetais), outros nem por isso.
A Gordura:
- Ajuda o organismo a absorver vitaminas solúveis em gordura A, D, E e K;
- Ajuda a manter as membranas das células;
- Protege os órgãos de possíveis lesões;
- O organismo armazena gordura para obter uma fonte de energia quando as reservas de hidratos de carbono estão esgotadas. Contudo, um armazenamento excessivo de gordura traz consequências negativas ao nosso bem-estar.
Existem três tipos principais de gordura:
Gordura saturada
Encontra-se principalmente em produtos animais, como a carne vermelha, a manteiga e os queijos gordos. A ingestão excessiva de gordura saturada é um dos principais factores que contribui para o aparecimento de problemas cardíacos.
Gordura insaturada
Também conhecida como «gordura boa» divide-se em monoinsaturadas, polinsaturadas e trans.
Monoinsaturadas, existente em alguns frutos secos, azeitonas e abacate.
Polinsaturadas, incluem o ómega 3 e o ómega 6, existentes no peixe, suplementos de óleo de peixe e óleos vegetais.
O ómega 3 e o ómega 6 são duas gorduras polinsaturadas essenciais ao nosso bem-estar, tendo de ser obtidos através da alimentação, uma vez que o nosso organismo não os produz. Fazem parte da estrutura de cada célula do nosso corpo. Precisamos deles para obter e manter um bom funcionamento do coração, cérebro, olhos, pele, articulações, cabelo e sistema imunitário.
É importante manter um equilíbrio entre os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6. Ambos trabalham em conjunto. Contudo, o ómega 6 é mais abundante na dieta alimentar (encontra-se nos legumes) do que o ómega 3, que normalmente encontra-se apenas no peixe gordo.
Gorduras trans são gorduras insaturadas que possuem uma estrutura química ligeiramente diferente das gorduras normais insaturadas. Os alimentos produzidos a partir de ovelha e vaca (borrego e leite), contêm, normalmente, pequenas quantidades de gorduras insaturadas.
Contudo, a maioria das gorduras trans presente na dieta alimentar é proveniente de gordura vegetal parcialmente hidrogenada – é o processo em que os óleos vegetais são transformados em gordura semi-sólida, para que se adeqúe melhor à culinária.
Apesar de não querermos consumir as gorduras más, é importante obter gorduras saudáveis.
Porque as gorduras saudáveis (ómega-3) são importantes para o funcionamento do coração, cérebro e articulações e apoiam o sistema imunitário.
O organismo precisa de gordura, mas cuidado.
Obter alguma gordura é necessário, mas em exagero não faz bem. Gordura em excesso significa calorias em excesso, o que pode conduzir ao aumento de peso.
A substituição de gorduras saturadas e trans por gordura insaturada na dieta alimentar, tem demonstrado contribuir para diminuir o risco de desenvolver problemas cardíacos.
Gorduras boas (gorduras insaturadas): na maioria proveniente de óleos vegetais, incluindo o azeite, frutos secos e sementes, peixe gordo, como o salmão ou carapau, que contêm ácidos gordos ómega 3, cremes de barrar de girassol, colza e azeite.
Procure evitar ou limitar – gordura saturada e trans, que se encontra em produtos pré-cozinhados, alimentos fritos, confeitaria de chocolate e lacticínios gordos.
Então onde é que podemos encontrar estes tipos de gordura?
As gorduras saudáveis estão no:
- Azeite
- Abacate
- Peixe pescado no mar (e não de viveiro)
- Carne magra
- Carne branca de frango e peru
- Laticínios magros
- Nozes e sementes …
A Herbalife recomenda que até 30% da sua ingestão calórica seja proveniente de gorduras saudáveis, e que vigie o seu consumo total de calorias.